sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Sistema de hidráulico de combate a incêndio: Sprinklers


Dando continuidade ao artigo anterior, vamos conhecer agora mais alguns equipamentos de sistema de hidrante de combate a incêndio.  

Sprinklers (Chuveiros)

Composto por um conjunto de equipamentos distribuídos ao longo de uma rede hidráulica que utiliza como agente extintor a água pressurizada, garante que o combate ao foco de incêndio seja feito de maneira rápida, eficaz e automática.
O sistema de sprinklers pode ser aplicado em edificações verticais, horizontais, comerciais, industriais, que necessitem de proteção automática e eficaz.
Os bicos de sprinklers são distribuídos estrategicamente no interior dos ambientes a serem protegidos, atendendo ao projeto específico de proteção e combate a incêndio.
Os bicos de sprinklers são instalados a partir das redes de alimentação que interligam o sistema de sprinklers à casa de bombas abastecendo de água e mantendo a pressão e vazão adequada de trabalho para um combate rápido.
O sistema de sprinklers tem a sua infra-estrutura hidráulica construída com tubulações de aço carbono preto ou galvanizado e conexões CL10 com rosca BSP.
Para o monitoramento da rede de sprinklers são instalados em determinados pontos estratégicos chaves de fluxo para sinalização na central de alarme de incêndio, garantindo que o sistema seja supervisionado 24 horas por dia mediante sistemas eletrônicos de segurança de alta tecnologia.

RESERVATÓRIO DE ÁGUA

Os Reservatórios de Água são projetados e construídos para garantir o volume de água estabelecido pela Memória de Cálculo, considerando vazão e tempo de operação dos Sistemas Hidráulicos. Necessariamente os volumes definidos devem ser exclusivos para o Sistema de Proteção contra incêndio.

DILÚVIO

O sistema fixo automático de dilúvio utiliza água sob pressão e tem a função de descarregar a água simultaneamente por todos os projetores para atingir a cobertura completa da área sinistrada.
Uma vez detectado o princípio do Incêndio pelos detectores o sistema provocará a imediata abertura da válvula de dilúvio, conduzindo o agente extintor (ÁGUA) diretamente a área protegida.
O Sistema é projetado de maneira tal que toda a superfície da área protegida esteja coberta pela de atuação dos projetores, garantindo a total nebulização e realizando dessa forma o resfriamento, a dispersão dos gases e também o abafamento da superfície em chamas.

ESPUMA

O sistema de Espuma tem a função de potencializar o combate à incêndio, reduzindo a quantidade necessária de água para controlar um sinistro.
Basicamente são operados por Proporcionadores de Espuma que tem a função de dosar o porcentual de LGE (Líquido Gerador de Espuma) a ser misturado com a água no momento do Combate. Os Sistema dosadores podem ser com; Tanques diafragmas; Tanques atmosféricos e Proporcionadores tipo FireDos.

O sistema pode ser conjugado com Sistemas de Sprinklers, Projetores, Câmara de Espuma, Hidrantes e Canhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário