segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Sistema de hidráulico de combate a incêndio: Bombas de Incêndio


Bombas de Incêndio 
Outro auxiliador de extrema importância no combate a incêndio é a bomba de incêndio que é um equipamento utilizado para bombear água com vazão elevada para edificações comerciais, residenciais, industriais entre outros, para atendimento às necessidades de projeto, onde é necessário sabermos qual a vazão e pressão (MCA) desejados, para a partir destes dados chegarmos ao tipo de bomba, capacidade (CV), precisamos também saber sempre se é trifásica, monofásica, tipo de conexão na sução e recalque, etc.
De acordo com as normas e especificações este equipamento é um item importantíssimo para termos sucesso no momento do combate a incêndio, esta bomba poderá ser de acordo com a ABNT e neste caso seu painel será do tipo estrela – triângulo e poderá possuir bomba jockey auxiliar com os devidos pressostatos para regulagem de start da bomba ou ambas as bombas.
Para o perfeito funcionamento do sistema de bomba de incêndio é necessário a instalação de válvula de alivio de pressão ou válvula redutora de pressão
A Bomba pode ser elétrica ou com motor a combustão , podendo também possuir chave compensadora para no momento do desligamento da energia elétrica passar automaticamente para o gerador de energia.
Alguns cuidados:
·         Quando o abastecimento for realizado através da bomba, é preciso possuir ao menos uma bomba elétrica ou de combustão interna, que deve abastecer todo o sistema.
·         É necessário ter alimentação à parte, diretamente da concessionária, porque no momento do incêndio a energia elétrica é cortada para não colocar em risco a vida das pessoas ou edificações envolvidas. A bomba de incêndio pode fazer o bombeamento de água utilizando um motor elétrico, diesel e também pode ter gerador autônomo de energia.
·         Durante a instalação é necessário fazer com que o cabo elétrico passe por locais seguros dentro das edificações, o mais indicado é aterrar os cabos, porque é necessário garantir que eles não sejam danificados em caso de incêndio.
·         Para manter o sistema de hidrantes pressurizado e compensar perdas de pressão, é necessário que seja realizada a instalação de bombas jockey. Há também a bomba centrífuga trifásica, que pode ser utilizada na rede de hidrantes e na rede de sprinklers. Para a rede de sprinklers é preciso que ela seja ligada automaticamente.
Também segundo as normas ABNT, as bombas devem possuir local apropriado ( casa de bombas ), pois precisam estar protegidas para uso em emergências. Por isso é necessário atentar-se a alguns cuidados com a casa de bombas. Como por exemplo, iluminar a casa de bomba, para ter um controle durante seu funcionamento. As luzes que forem instaladas no local devem ser alimentadas por bateria ou estar conectadas ao gerador. Também é importante que a casa de bombas de incêndio seja um local isolado, para que no momento do incêndio se tenha um fácil acesso a ela. E lembre-se sempre de inspecionar as bombas executar teste de funcionamento com certa frequência, para garantir que tudo esteja funcionando perfeitamente.

Fonte: Grupo MRC

Nenhum comentário:

Postar um comentário